O objetivo de toda prática esportiva é na maioria das vezes competir/participar- e terminar bem uma competição.
No universo do mountain bike,esse objetivo não é
diferente. Participar de provas como o cross country é o sonho maior de todo bom mountain biker. O cross country testa a resistência, a explosão dos competidores e principalmente a técnica em condições extremas.Já venci provas que o 2º colocado era bem mais condicionado do que eu, mas, o circuito exegia muita perícia e eu prevaleci nessa condição de pista,no entanto, em uma outra etapa onde o terreno não era técnico(estrada de terra) sofri bastante tentando acompanhá-lo. Vou deixar algumas dicas e curiosidades.
TREINAMENTO: Recomendo uns quatro meses de treinamento técnico para qualquer ciclísta que deseja participar e terminar uma prova sem sofrer lesões e quedas. Os treinos tem que ter uns 30% de quilometragem acima da extensão da prova, em trilhas. Escolha trilhas diferentes a cada treino. É imprescindível que o ciclísta faça muitas repetições em trechos técnicos para habituar-se com a força, sensibilidade e habilidade. Para iniciantes os treinos devem começar pelo menos 6 meses antes da prova, inicialmente em lugares mais fáceis. Procure dominar bem técnicas de frenagens e curvas em alta velocidade, posicionamento do corpo e técnica de pedalada em subidas íngremes. Comece o treinamento gradualmente, no início com pouca intensidade e mais volume, vá diminuindo o volume e aumentando a intensidade depois de 2 ou 3 meses.
SIMULAÇÃO: faça treinos mais parecido possível com a prova real, o ideal é fazer nas quatro semanas que antecedem a competição, circuitos técnicos com intensidade de forte a alta e rápidos, como se estivesse competindo. Reservando a última semana para giros leves, no máximo alguns tiros até quarta-feira.
ALIMENTAÇÃO: A alimentação na semana da prova deve ser a base de carboidratos(batata, massas, mandioca, etc.) muita frutas e sucos. proteína de origem animal deve ser evitada nos dias anteriores à prova(3) bem como as fibras também, pois elas estimulam o intestino e com a tensão da competição, é comum ciclístas terem vontade de irem ao banheiro.
HIDRATAÇÃO: Competições de xc, exigem muito do atleta. Esteja preparado. Isotônicos e maltedextrina, misturado a água é uma boa opção, tendo em vista que, somente a água não tem o mesmo poder de hidratação das bebidas esportivas. O ideal é alternar goles de água e isotônico, tome pequenos goles a + ou - 15 minutos de intervalo entre eles. Não deixe estar "morrendo" de sede para sem hidratar, e tomar muita água de uma só vez pode ser muito perigoso devido a hiponatremia.
EQUIPAMENTO: É essencial que a bike esteja em condições excelentes de utilização com tudo revisado e funcionando perfeitamente, nunca revise a bike no dia anterior á prova, pois não haverá tempo suficiente para testá-la e bicicleta com problema durante a prova "ninguém merece". Veja também se o seu cock pit tem uma certa qualidade, esses itens não podem ser comuns. Do contrário poderás sofrer graves acidentes. Um bom guidão não custa menos de 120,00 r$, e não estou falando dos top`s que são em média 400,00, uma mesa (avanço) 150,00r$, um canote 150,00 r$. Use pneus adequados á cada tipo de prova e terrenos, faz a diferença nos resultados.
ERGONOMIA: É imprescindível que você faça uma análise biomecânica( bike fit) para se ter conforto e rendimento. No bike fit saberás se: o tamanho do quadro é ideal, se o comprimento do avanço esta dentro dos parâmetros, bem como, largura do guidão, altura do selim e seu recúo. Vá a um bike shop que ofereça tal serviço, os preços variam muito dependendo da tecnologia e experiência do técnobiker. Valores de 60,00r$ nos bike fit`s mecânico á 500,00r$ nos eletrônicos. Não esqueça de dizer qual seu objetivo no esporte, quando analiso meus alunos converso bastante sobre isso, é em cima desses objetivos que farei a análise biomecânica, tendo em consideração que cada tipo de pilotagem exige uma ajuste diferente.
No universo do mountain bike,esse objetivo não é
diferente. Participar de provas como o cross country é o sonho maior de todo bom mountain biker. O cross country testa a resistência, a explosão dos competidores e principalmente a técnica em condições extremas.Já venci provas que o 2º colocado era bem mais condicionado do que eu, mas, o circuito exegia muita perícia e eu prevaleci nessa condição de pista,no entanto, em uma outra etapa onde o terreno não era técnico(estrada de terra) sofri bastante tentando acompanhá-lo. Vou deixar algumas dicas e curiosidades.
TREINAMENTO: Recomendo uns quatro meses de treinamento técnico para qualquer ciclísta que deseja participar e terminar uma prova sem sofrer lesões e quedas. Os treinos tem que ter uns 30% de quilometragem acima da extensão da prova, em trilhas. Escolha trilhas diferentes a cada treino. É imprescindível que o ciclísta faça muitas repetições em trechos técnicos para habituar-se com a força, sensibilidade e habilidade. Para iniciantes os treinos devem começar pelo menos 6 meses antes da prova, inicialmente em lugares mais fáceis. Procure dominar bem técnicas de frenagens e curvas em alta velocidade, posicionamento do corpo e técnica de pedalada em subidas íngremes. Comece o treinamento gradualmente, no início com pouca intensidade e mais volume, vá diminuindo o volume e aumentando a intensidade depois de 2 ou 3 meses.
SIMULAÇÃO: faça treinos mais parecido possível com a prova real, o ideal é fazer nas quatro semanas que antecedem a competição, circuitos técnicos com intensidade de forte a alta e rápidos, como se estivesse competindo. Reservando a última semana para giros leves, no máximo alguns tiros até quarta-feira.
ALIMENTAÇÃO: A alimentação na semana da prova deve ser a base de carboidratos(batata, massas, mandioca, etc.) muita frutas e sucos. proteína de origem animal deve ser evitada nos dias anteriores à prova(3) bem como as fibras também, pois elas estimulam o intestino e com a tensão da competição, é comum ciclístas terem vontade de irem ao banheiro.
HIDRATAÇÃO: Competições de xc, exigem muito do atleta. Esteja preparado. Isotônicos e maltedextrina, misturado a água é uma boa opção, tendo em vista que, somente a água não tem o mesmo poder de hidratação das bebidas esportivas. O ideal é alternar goles de água e isotônico, tome pequenos goles a + ou - 15 minutos de intervalo entre eles. Não deixe estar "morrendo" de sede para sem hidratar, e tomar muita água de uma só vez pode ser muito perigoso devido a hiponatremia.
EQUIPAMENTO: É essencial que a bike esteja em condições excelentes de utilização com tudo revisado e funcionando perfeitamente, nunca revise a bike no dia anterior á prova, pois não haverá tempo suficiente para testá-la e bicicleta com problema durante a prova "ninguém merece". Veja também se o seu cock pit tem uma certa qualidade, esses itens não podem ser comuns. Do contrário poderás sofrer graves acidentes. Um bom guidão não custa menos de 120,00 r$, e não estou falando dos top`s que são em média 400,00, uma mesa (avanço) 150,00r$, um canote 150,00 r$. Use pneus adequados á cada tipo de prova e terrenos, faz a diferença nos resultados.
ERGONOMIA: É imprescindível que você faça uma análise biomecânica( bike fit) para se ter conforto e rendimento. No bike fit saberás se: o tamanho do quadro é ideal, se o comprimento do avanço esta dentro dos parâmetros, bem como, largura do guidão, altura do selim e seu recúo. Vá a um bike shop que ofereça tal serviço, os preços variam muito dependendo da tecnologia e experiência do técnobiker. Valores de 60,00r$ nos bike fit`s mecânico á 500,00r$ nos eletrônicos. Não esqueça de dizer qual seu objetivo no esporte, quando analiso meus alunos converso bastante sobre isso, é em cima desses objetivos que farei a análise biomecânica, tendo em consideração que cada tipo de pilotagem exige uma ajuste diferente.
meu primeiro campeonato vai ser em desenbro de 2011
ResponderExcluirnao sei ce estou preparado mais desejo arrisca