segunda-feira, 14 de março de 2011

SAÚDE DO CORAÇÃO

Acompanhar os números que avaliam a condição cardiovascular, oferece uma noção clara de seu condicionamento. Quanto mais forte o coração, mais forte
os exercícios. Assim mais calorias seriam queimadas. A medida que o condicionamento aumenta, o corpo também ganha mais massa muscular. E como músculos queimam mais calorias que gordura, você queima mais calorias em repouso. Acompanhe fácilmente a saúde do seu coração com um bom monitor cadíaco(frequencímetro).

FREQUÊNCIA CARDÍACA BASAL: Uma vez por semana, verifique a pulsação ao acordar (ainda deitado). Compare os números semanalmente. Você começará a notar tendências (por exemplo,uma FCR levemente mais alta pode ser cansaço ou desidratação). Se ela diminuir com o tempo, é sinal que seu condicionamento está melhorando.

FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RECUPERAÇÃO: Quanto mais rápido o coração se recupera de um esforço físico significativo, mais bem condicionado você está.Para medir sua FCR, realize um bom aquecimento e corra/pedale em rítmo forte(90%) ou faça tiros de 2min. em subida. Pare e observe o frequêncímetro. Assim que sua frequência diminuir um batimento, comece a cronometar. Depois de 60seg. observe quantos batimentos por minuto ela diminuiu. No geral,uma taxa de recuperação no primeiro minuto na casa dos 35 batimentos é um bom resultado, na casa dos 45 bpm,é ótimo.Quanto mais alto o número,melhor sua condição física.

LIMIAR DE LACTATO: É o ponto no qual o corpo não consegue eliminar ácido lático na mesma velocidade de produção. Ou seja, é o esforço aeróbico mais alto que consiguimos sustentar por um período prolongado. Para testar o seu,escolha um dia no  qual não tenha treinado duro por 3 dias, aqueça por dez minutos e corra/pedale no rítmo mais puxado que consiga por meia hora. A frequência cardíaca média nos últimos vinte minutos é seu limiar. Se realizar o teste um mês depois e correr a uma frequência cardíaca mais  alta, terá aumentado seu LIMIAR. Existe também os aparelhos de medição do lactato(lactímetro) que deixa tudo mais preciso.

NÃO SE ENGANE: Para saber sua frequência cardíaca máxima, faça um teste de campo ou prova de esforço. 220 -idade é uma fórmula genérica e não leva em consideração a individualidade de cada um. Procure um educador físico para orienta-lo.



5 comentários:

  1. Muito interessante o post. Há algum tempo venho me questionando sobre a minha FCM. Faço testes ergométricos regulares, porém inespecíficos para bike.
    Ando a 100% da minha FCM, calculada pela fórmula 220-idade, facilmente por 5 a 10 minutos, conversando, o que seria completamente inviável se fosse realmente minha FCM.
    Parabéns pelo post esclarecedor.
    Paulinho
    http://dalamaaocaos2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. valeu galera,tento passar algo para melhorar o treinamento de todos.

    ResponderExcluir
  3. Padhero, seria interessante, pra ficar mais interessante, você citar a fonte de onde você pesquisou, por exemplo, livros científicos, sites, revistas, etc.
    Continue postando, gostei!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica, vou fazer isso!

    ResponderExcluir